*-*

26 de junho de 2011

Diálogo [ Luisa e Basílio ]

Estou farta. Faço todos os sacrifícios por ti; venho aqui todos os dias; Comprometo-me, e para quê? Para te ver muito indiferente, muito secado...

- Mais meu amor...
Ela teve um sorriso de escárnio.
- Meu amor! Oh! São ridículos esses fingimentos!
Basílio impacientou-se.
- Já isso cá me faltava, essa cena! – exclamou impetuosamente. E cruzando os braços diante dela:- Mas que queres tu? Queres que te ame como no teatro, em São Carlos?
 Todas sois assim! Quando um pobre diabo ama naturalmente, como todo o mundo, com o seu coração, mas não tem gestos de tenor, aqui Del rei que é frio, que se aborrece, é ingrato... Mas que queres tu? Queres que me atire de joelhos, que declame que, revire os olhos, que faça juras, outras tolices?
- São tolices que tu fazias...
_ Ao principio! – respondeu ele brutalmente. – já nos conhecemos muito para isso, minha rica.
E havia apenas cinco semanas!
[ Fragmento retirado do Livro O primo Basílio, pág.115.Eça de Queiros]




Comentandoo:
Quando ela começa a perceber, que a sua grande paixão, o seu grande amor, não é o que ela esperava que fosse, O inicio de uma relação, que tinha encantos e delicadezas tão bobas, vai-se perdendo com o tempo...d
E quando ela percebe, que trocou um amor verdadeiro, por um fogo, que com o tempo vai-se apagando, uma chama que não queima mais como antes, como nos primeiros cortejos!!
E quando ele pergunta. O que queres tu, queres que te ame como num teatro?Não, pois não quero que finjas, quero apenas que me ame.
E quando ele responde: Ao principio...
Então talvez chegou a hora de colocar um fim, se o amor não o mesmo, pra que continuar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário